sexta-feira, 17 de junho de 2011

9 segredos dos profissionais bem-sucedidos na carreira


Você se considera um profissional de sucesso? O livro escrito por Heidi Grant entitulado ‘Suceed: How We Can Reach Our Goals’ propõe-se a desvendar o segredo dos profissionais bem-sucedidos.
A autora, em artigo escrito na Harvard Business Review, cita 9 atitudes comuns entre profissionais bem-sucedidos que os diferenciam dos que não são. Veja a lista e identifique o que pode melhorar para poder caminhar com mais objetividade rumo ao sucesso:

1. Seja específico – Quando as pessoas definem um objetivo, elas devem ser o mais específicas possíveis. Como exemplo, a especialista cita que é melhor decidir perder ‘cinco quilos’ do que ‘alguns quilos’. Segundo ela, isso ajuda a deixar mais claro o objetivo a ser seguido e estimula o indivíduo a ficar motivado para atingir a meta.

2. Defina o momento para agir – As pessoas têm hoje cada vez menos tempo, assim, não é surpreendente que elas deixem a rotina fazê-las perder oportunidades de agir para alcançar os objetivos estabelecidos. Assim, a psicóloga aponta que é importante definir um momento específico para buscar suas metas.

3. Saiba exatamente onde quer chegar – atingir qualquer objetivo também requer um monitoramento rigoroso do progresso. Se a pessoa não percebe que ela não está indo bem, pode tentar ajustar suas estratégias. O ideal é checar isso de forma semanal ou até diária, dependendo da meta.

4. Seja um otimista realista – Quando alguém estabelece um objetivo é importante ter a confiança de que vai ser bem-sucedido. Isso ajuda a manter o indivíduo motivado. Mas as pessoas também não podem deixar que isso faça com que subestimem as dificuldades ao longo do caminho.

5. Foque em fazer melhor, em vez de pensar apenas naquilo que é bom – “Muitos de nós acreditam que nossa inteligência, personalidade e atitudes são estáticas – não importa o que façamos, não vamos melhorá-las”, afirma a especialista. Como resultado, ela diz que focamos em objetivos que conseguimos alcançar com nosso perfil atual, em vez de tentar buscar os conhecimentos e as habilidades necessárias.

6. Seja decidido – Essa é a única forma de não sucumbir frente às dificuldades, aconselha a psicóloga. Mais uma vez, ela cita que pesquisas comprovam que pessoas determinadas conseguem maior nível de escolaridade e melhores resultados ao longo da vida.

7. Exercite sua força de vontade – A psicóloga diz que a força de vontade deveria ser tratada como qualquer músculo do corpo humano, ou seja, ela precisa de exercícios regulares para fortalecê-la.

8. Não abuse da sorte – Não importa o quão forte for sua força de vontade, é importante sempre respeitar o fato de que existe um limite, aconselha Heiti. Ela sugere que, para isso, as pessoas não assumam muitos desafios importantes ao mesmo tempo e evitem entrar em situações impossíveis. “Pessoas de sucesso sabem que não precisam tornar um objetivo mais difícil do que ele realmente é”, afirma.

9. Foque no que você vai fazer – Evite ficar concentrado no que você não pode fazer e se foque no que precisa realizar para atingir um determinado objetivo. “Troque os hábitos ruins pelos bons, em vez de se concentrar apenas nos problemas”, aconselha Heiti. Um exemplo dessa situação, segundo a especialista, é quando a pessoa se sente nervosa por uma determinada situação e, em vez de ficar remoendo o acontecimento, ela se foca em buscar a calma, por meio de uma respiração mais profunda e exercícios de relaxamento.

São atitudes comuns, nada que exija um nível de inteligência acima da média para que possam ser seguidas. Disciplina, foco, força de vontade são os motores básicos para que você e eu as alcance, as aprimore no nosso dia-a-dia. Pequenas mudanças podem gerar um impacto enorme na nossa carreira profissional, abrir novos horizontes (mesmo no nosso emprego atual, onde talvez já tenhamos nos desiludidos), tira-nos do ostracismo. Não necessariamente problemas complexos exigem soluções complexas, altamente sofisticadas.

terça-feira, 14 de junho de 2011

15 dicas de ouro para chegar ao sucesso profissional

O conhecimento técnico é fundamental para qualquer profissional em todas as áreas de atuação, mas o que diferencia quem chega ao topo da carreira são justamente conceitos como garra, criatividade, ousadia e senso de oportunidade. Essa é uma das conclusões da pesquisa feita pelo Profissional de Marketing com executivos dessa área de atuação sobre quais são os principais caminhos que guiaram esses profissionais para o topo da carreira.
Dicas de ouro - Os entrevistados pela pesquisa são profissionais de marketing que chegaram ao topo da carreira. Além dos dados sobre formação e atributos que os levaram ao sucesso, eles deram orientações para quem está começando e que valem para qualquer outras áreas de atuação.

Vejas as 15 principais dicas de ouro desses profissionais:
1. Seja ousado e inovador.
2. Tenha foco no consumidor.
3. Seja antenado e com visão abrangente do mercado.
4. Busque resultados.
5. Trabalhe bem em equipe.
6. Desenvolva técnicas de relacionamento.
7. Dedicação e trabalho duro.
8. Conheça o seu negócio em detalhes.
9. Mantenha-se atualizado, estude.
10. Seja sempre um estrategista.
11. Aprimore suas técnicas.
12. Entenda a cultura de sua empresa.
13. Avalie seu trabalho com boas métricas.
14. Seja ético.
15. Utilize a intuição
Jovens e ousados - Os profissionais de marketing ouvidos pela pesquisa do IG mostram que a maioria (quase 70%) chegou ao topo da carreira em menos de dez anos de trabalho, um grupo de 26,6% tem uma trajetória de 11 a 15 anos, e apenas 13,3% demorou mias de 15 anos para fazer esse caminho. Outra parcela significativa, de 54%, está no cargo há menos de dois anos, e 60,5% têm menos de 40 anos. A maioria é formada em administração, marketing e publicidade, seguidos de engenheiros e economistas.

terça-feira, 7 de junho de 2011

O poder da visualização

Viver de bem com a vida, com os outros e com o Universo conspirando sempre a seu favor é o objetivo de muitas pessoas, mas poucas conseguem isso.

Segundo Jung, psiquiatra suíço, quem quiser obter êxito precisa promover o resgate do seu Eu Interior antes de empreender conquistas externas, mas acessar a área secreta de si mesmo exige coragem e determinação. É preciso aprender a linguagem do inconsciente.
Imagine que sua mente é uma casa: a sala é o consciente, o que você permite que os outros vejam, e o tapete da sala é o inconsciente, onde você esconde aquilo que não quer ver nem quer que os outros vejam.
A sociedade em que vivemos valoriza muito a razão e pouco os sentimentos, as emoções e o que é empurrado para debaixo do tapete, e isso nos desequilibra. Mas é justamente o equilíbrio entre a razão e a emoção o que nos torna seres mais completos e sintonizados com a vida.
Desde pequenos, aprendemos a racionalizar, a nos comunicar por meio de palavras, e a desenvolver um raciocínio lógico, que nos integra ao nosso meio social. Mas pouco aprendemos sobre o nosso lado emocional e instintivo. Sentimentos como medo, ansiedade, tristeza, alegria e excitação são induzidos pelo que está escondido no inconsciente, e saber como ter acesso a esse conteúdo é a chave para o sucesso. Portanto, permitir que esse cofre de sensações seja aberto é o primeiro passo para uma vida bem-sucedida. E o segundo é estabelecer uma comunicação adequada consigo mesmo, à fim de promover uma reprogramação mental, o que pode ser feito mediante uma técnica bastante simples: a visualização.
Visualização é uma técnica de desenvolvimento pessoal a partir da utilização de imagens para a realização de mudanças significativas em todos os aspectos da vida.
Por lidar diretamente com as zonas cerebrais criadoras de imagens, a visualização permite dissolver padrões de comportamento preestabelecidos e desenvolver uma conduta mais saudável e próspera.
Existem técnicas específicas de visualização que a tornam uma ferramenta poderosa para a conquista de coisas que, de outro modo, seriam bastante difíceis, mas para comprovar sua eficácia é preciso treinar a mente. Uma dessas técnicas é o Swish, inspirada no comando de alguns televisores que permitem assistir a um canal e deixar outro em uma pequena janela no canto inferior da tela; assim, quando achar conveniente, você pode trocar as posições. Trata-se de uma das principais técnicas de Programação Neurolingüística (PNL) para redirecionar o cérebro de forma rápida e simples. Se quiser experimentá-la, faça assim:
- Procure um local tranqüilo, sente-se confortavelmente e relaxe.
- Crie uma imagem mental de uma situação que você queira mudar e coloque-a em primeiro plano na sua tela mental.
- Agora, crie uma imagem mental da situação ideal, a que você quer colocar no lugar da anterior, e coloque-a em uma pequena janela, no canto inferior esquerdo da sua tela mental.
- Por fim, como no televisor, faça swish, invertendo as imagens: a situação ideal passa a ocupar toda a sua tela mental e a outra fica reduzida.
- Faça isso cinco vezes seguidas. Depois, visualize o resultado positivo em três situações futuras.
Com as técnicas de visualização, você reprograma sua mente e, gradualmente, passará a controlar o seu inconsciente e a utilizá-lo a seu favor.

Por Dr. Lair Ribeiro