O sonho de milhões de pessoas é ver sua conta bancária alcançar os 7 dígitos. A grande maioria pessoas mal consegue se imaginar com milhões, imagine com bilhões. Algo surreal que apenas 678 pessoas dos 6,8 bilhões de habitantes do planeta sabem o que é. O que eles têm em comum? O que fizeram de tão extraordinário? Se fosse possível criar "a receita do bilhão" seria algo como a lista abaixo, que extraí dos dados divulgados pela pesquisa da Forbes que buscou achar semelhanças entre os 400 mais ricos do mundo.
- É preciso que você seja homem. Apenas 1% de todos os bilionários do mundo são mulheres.
- Não tem idade para se tornar bilionário. Mas geralmente acontece entre os 28 e 45.
- É preciso ter sorte.
- Se você é mulher, mude-se pra China. Das 15 bilionárias no mundo, 7 fizeram fortuna lá.
- Estude em Harvard. Ao todo, 38 bilionários estudaram lá.
- Ou em Stanford. Ao todo, a universidade formou 18 bilionários.
- Se você conseguir pagar, pode abandonar o curso. Fundadores do Google, Yahoo!, Microsoft e Apple não terminaram a faculdade antes de ganhar seu primeiro bilhão.
- Tenha MBA. Número de empreendedores com diploma de MBA é 50% maior que o de graduados.
- Não ter frequentado uma universidade dificulta, mas não torna impossível. Dos 25 novos bilionários da Forbes, 2 tem diploma apenas do Ensino Médio.
- Demissão pode ser um sinal. Vários bilionários ficaram ricos após ser despensados pela empresa em que trabalhavam. Michael Bloomberg, David Tepper e Leon Black são alguns.
- Wall Street, Califórnia e China são os melhores lugares para se tornar um bilionário.
- China é o melhor lugar pra se começar um negócio do zero. Só no último ano, 49 empreendedores entraram para a lista da Forbes vindos de lá.
- Ao contrário do que se pode pensar, as oportunidades não estão apenas no mercado financeiro. De fato, apenas 20% das empresas que tornaram seus fundadores bilionários atuam nesse segmento.
- Depois que a empresa for um sucesso, considere abrir o capital. Jeff Bezos e Pierre Omidyar (eBay) multiplicaram suas fortunas quase da noite pro dia após o IPO.