sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Ambiente Infeliz de Trabalho: Como Sobreviver?

Existem coisas que você pode tentar mudar em relação à sua abordagem no trabalho. Considere estas soluções para sobreviver e até – quem sabe? - evoluir num trabalho que está abaixo das suas expectativas:

1. Encare a realidade. Lembre-se que durante uma recessão, ou mesmo num período de lenta recuperação, pessoas de todos os níveis vivenciam a dor que o cenário econômico provoca. Tal clima torna mais difícil largar um trabalho, mas também isso não quer dizer que você precise se sentir preso. O melhor é aceitar o fato de que esse trabalho definitivamente não é onde você gostaria de estar (mesmo que não possa fazer uma mudança hoje). Mas comece a dar passos para mudar as coisas. Diga a si mesmo: "Aqui é onde estou e é onde vou ficar durante algum  tempo". Você tem mais controle sobre a forma como pensa do que imagina. Entenda o que está sentindo e que, se aparecer no trabalho irritado, isso vai afetar o seu desempenho.

2. Desenvolva um plano. Seja proativo. Discuta suas idéias com amigos que você confia e com a própria familia. Se há algo que gostaria de mudar, avalie se seu chefe  é acessível e, se for, qual seria a melhor tática para abordá-lo. Se você tem sugestões, discuta como elas poderiam melhorar seu desempenho (entre outras coisas). Talvez a área de RH possa também ajudar de alguma forma, desde apoiá-lo a encontrar uma outra posição dentro da empresa (no qual seu perfil se encaixe melhor), até assisti-lo em melhor equilibrar trabalho / vida pessoal.

Você poderia também tentar aprender uma nova habilidade. No mínimo, isso vai ajudá-lo numa nova oportunidade de trabalho. Tal iniciativa também pode fortalecer sua auto-confiança e levá-lo inclusive para novas possibilidades dentro do seu trabalho atual.

Finalmente, considere realizar-se fora do seu trabalho. Ter um ou dois interesses externos vão lhe permitir  uma válvula de escape e uma boa atividade pela qual aguardar ansiosamente.

3. Encontre (ou enfatize) o lado positivo. Faça uma lista dos pontos positivos do seu trabalho. Você pode estar contente pelo plano de saúde e outros benefícios que possue. Pode gostar dos seus colegas ou do fato de não precisar de muito tempo para chegar lá. Talvez conte com uma academia de ginástica fora-de-série no local, ou curta a oportunidade de viajar constantemente ou o programa de coaching que a empresa lhe oferece para alavancar sua carreira. Listar o que gosta à respeito do seu trabalho vai ajudá-lo a alterar sua percepção e evitar que se sinta sem saída. Se você não se conscientizar, a situação vai comprometer seu desempenho, enfraquecer ainda mais a sua satisfação e  fazer com que o tempo lá dentro seja um sacrifício.

Princípios Para Não Esquecer

Insira na sua agenda:

  • Tenha claro o que você pode mudar e o que não pode.
  • Assuma responsabilidade nas mudanças.
  • Foque em fazer do limão uma limonada.

Cancele na sua agenda:

  • Partir do pressuposto que nada vai mudar.
  • Permitir que pensamentos negativos tomem conta de você.
  • Trilhar este caminho sozinho.

Por:
Pablo Aversa

COMO EVITAR ADIAR SEUS COMPROMISSOS?

Quantas vezes você olhou para sua agenda de compromissos e quando vê algo anotado como: "aula de inglês", "academia", "leitura", "reunião de estratégia", etc acaba cancelando? Já reparou como temos uma enorme facilidade para deixarmos as coisas importantes de nossa vida de lado em função das urgências?

Acabamos procrastinando o importante de forma tão rotineira, que já quase nem sentimos mais culpa. Se isso acontece com você, a boa notícia é que existe uma forma para minimizar esse hábito.

O conceito de ter um dia baseado em tarefas e compromissos, às vezes não funciona muito bem para algumas pessoas. Neste caso, precisamos ter um dia baseado em "realizações"! Isso significa achar o que a tarefa ou o compromisso trará de benefícios e resultados para você, deixando ele claramente na esfera da Importância.

Por exemplo, se você tem um compromisso na sua agenda: "Aula de Inglês – 19-20:30h", você pode pensar qual o verdadeiro motivo que faz você falar inglês e o benefício que haverá quando você realizá-lo. Você pode, por exemplo, trocar a escrita desse compromisso para: "Eu conquisto minha realização profissional através do inglês, porque quero conseguir um trabalho na Inglaterra até 2009".

Esta forma diferente de escrever seus compromissos ou tarefas faz com que você reflita e visualize o verdadeiro motivo por trás da atividade, que não é simplesmente a aula de inglês e sim uma oportunidade de um emprego em outro país! Ao invés de anotar: "Festa de Aniversário do João", você pode colocar, "Oportunidade para achar minha cara metade na Festa do João" e assim por diante.
 
 
 
 


Algumas dicas para essa escrita de realização:
  • Coloque a frase sempre no positivo, em termos afirmativos e que levem você à ação;

  • Faça a seguinte pergunta para você: "qual o verdadeiro motivo para realizar essa atividade?" ou "o que eu estou ganhando ao realizar essa atividade";

  • Se necessário acrescente os "por quês" na escrita;

  • Altere a descrição realizadora quando ela começar a não funcionar mais;

  • Utilize emoções ou razões muito fortes na escrita.

Alguns outros exemplos:

Relatório de Vendas

Eu vou apresentar os resultados de vendas do 1º semestre, porque tenho a certeza que meu trabalho de reorganização no departamento será valorizado e estarei colaborando para minha ascensão na empresa e na minha carreira.

Pagar Conta

Honrar meus compromissos financeiros para conseguir maior estabilidade e abundância pessoal.

Academia

Conquistar meu corpo ideal para me sentir bem ao olhar no espelho, sem ter vergonha da minha barriga.

Experimente trocar seus compromissos ou tarefas adiados com freqüência por declarações realizadoras, pois esta pode ser a diferença entre a execução e a procrastinação!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

" Um Meio ou uma Desculpa "

Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho, sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes.

Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá que se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo.

Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo.

O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem, mas, para obter um resultado diferente da maioria, você tem que ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados.

Não se compare à maioria, pois, infelizmente ela não é modelo de sucesso.

Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chope com batatas fritas.

Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão.

Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol à beira da piscina.

A realização de um sonho depende de dedicação, há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica, mas toda mágica é ilusão, e a ilusão não tira ninguém de onde está, em verdade a ilusão é combustível dos perdedores, pois...


Quem quer fazer alguma coisa, encontra um
MEIO...


Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa...


Fonte: Comportamental Brasil