Artigos de Programação Neurolingüística:
Criatividade, é possível desenvolvê-la?
"Em momentos de crise, só a imaginação é mais importante que o conhecimento."
Albert Einstein
A palavra criatividade é derivada de criar, do latim creare, que significa dar existência, tirar do nada, imaginar, dar origem, inventar, produzir. Empresas consideradas criativas, como a 3M e Aple são, também, muito produtivas e, claro, lucrativas. Palavras de ordem no mundo corporativo, como inovação e criatividade, são, na verdade, sinônimo da criatividade produtiva. Ou seja, aquela criatividade que vai além de uma grande idéia e que, em muitos casos, é até uma idéia bem simples. Mas que inova e transforma conceitos, como o Post-It da 3M.
Do ponto de vista da competitividade, as pessoas criativas têm mais potencial de inovação, mas, quanto de conhecimento é necessário para se ser, de fato criativo e, ao mesmo tempo, inovador?
Para responder à pergunta posta é necessário muito mais do que um sim ou um não.
Você acredita que a criatividade é um dom inato ou uma habilidade que pode ser desenvolvida?
Tirar do nada carrega certo exagero. Por mais que uma idéia seja inovadora, do nada ela, certamente, não será tirada. As pessoas criativas possuem algumas características em comum: são curiosas, observadoras e vivem se perguntando ou imaginando "como seria se fosse?" Mas que, dependendo das circunstâncias, também pode ser "como seria, já que não foi?" Essa última pergunta dá, aos criativos, outras habilidades, a flexibilidade e o senso de oportunidade.
O exemplo da 3M é salutar para a proposta deste artigo. O criador do Post-It, o americano Art Fry (foto), não o fez por encomenda ou, muito menos por necessidade. Funcionário da 3M Fry atuava na área de desenvolvimento de novos produtos quando conheceu o cientista Spence Silver, cuja empreitada, na época (1968), era desenvolver uma cola potente que deveria ser utilizada em fitas adesivas industriais. As fórmulas de Silver não deram certo. Ao aplicar sua cola nas fitas o efeito era pífio, não colava. Mas, por outro lado, descolava-se com imensa facilidade e, depois disso, a fita ainda poderia ser reposicionada noutro lugar e ficar lá levemente fixada e removível assim que fosse adequado. Do ponto de vista do objetivo, um fracasso. Mas Silver sabia que tinha algo significativo nas mãos, só não sabia o quê. Decidiu então, fazer palestras dentro da 3M para falar de seu adesivo que não colava, foi aí que entrou Fry, o pai do Post-It.
Fry cantava no coral de sua igreja. Seu livro de hinos era marcado com pedaços de papel que despencavam ao chão sempre que o livro era aberto. Fry tinha um problema um pouquinho menor do que o de seu colega Silver, certo? Errado. Fry se perguntou "E se eu passar a cola do Silver em meus marcadores, o que dará? Deu uma grande idéia, tão grande que se tornou um novo conceito de bloco de notas, que faturou e continua faturando bilhões de dólares para a 3M e, claro, para Fry e Silver, desde 1981, quando foi lançado e considerado, dois anos depois, o Novo Produto da 3M de maior sucesso. Ao conservar sua cola que não colava como uma idéia difundida na 3M por cinco anos, Silver respondia à pergunta "como seria, já que não foi?". Muitas das grandes invenções nasceram assim. Não se trata de sorte, mas sim de um conjunto de fatores fundamentais para que a criatividade se transforme em inovação.
Potencialmente, de acordo com um dos pressupostos da Programação Neruolinguística – PNL, todas as pessoas possuem os recursos dos quais necessitam, incluindo os recursos da criatividade. Numa pesquisa realizada nos EUA, citada pelo escritor George Land, no livro "Ponto de Ruptura e Transformação", (Editora Cultrix, 1990) confirmou-se que a criatividade é uma habilidade natural de todos. Segundo a pesquisa, conduzida pela NASA (sigla em inglês de National Aeronautics and Space Administration; Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica), com 1600 pessoas, ao crescer o ser humano desaprende de ser criativo, veja gráfico abaixo.

A criança é mais criativa não porque a criatividade é um dom, mas sim porque as crenças de uma criança, sobre si mesma, sobre o julgamento dos outros sobre ela e o que ela diz ou faz, são quase inexistentes. As crenças, de acordo com a PNL, são influenciadas por diversos fatores, entre eles as restrições sociais e individuais —, que abordarei em breve neste espaço. Esse baixo índice de "autocensura" faz com que outros atributos mencionados acima contribuam para com a criatividade.
O adulto, por sua vez, e dependendo do contexto e sua cultura, pode ser altamente influenciado por suas crenças limitantes ou pelas crenças da cultura do ambiente em que está. A cultura da 3M é altamente impulsionadora da criatividade, havendo na empresa uma norma que dita um percentual do faturamento que deve advir de produtos novos, cujos ganhos são compartilhados com os funcionários que contribuem com tais idéias. Agora que já podemos afirmar que a criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida, temos que responder a mais duas questões: como fazer isso e o que difere a criatividade da inovação.
Vamos ao mais fácil. Ser criativo é gerar idéias novas, para solucionar problemas do dia a dia. Inovação é ter uma idéia diferente para coisas que já existem ou frutos de uma nova idéia e transformá-las em conceitos, cujas cópias logo aparecem. Exemplos? Mouse, Windows, OS, PC, IMac, I-Pod, I-Phone. Pense no mundo antes e depois deles e veja o que é criatividade e o que é inovação. Processos como o Seis Sigma, o 5 Esses também são bons exemplos. Para se ter inovação, é necessário se ter criatividade, são gêmeas siamesas. Inovação é a implementação de uma melhoria significativa e valiosa nalguma área do conhecimento. A Internet é as duas coisas.
Agora o mais difícil. Resgatar os recursos da criatividade, perdidos durante o crescimento, ou impedir que os percamos é uma tarefa possível e até certo ponto, rápida. A PNL estuda o aprendizado do comportamento humano, tanto o aprendizado prejudicial e limitante, como o demonstrado pela pesquisa, quanto o que permitem que pessoas como Fry, Jobs, Gates, e Cia não somente potencializar esses recursos, mas, principalmente, saber como fazer da criatividade uma ferramenta de produtividade. A Programação Neurolinguística – PNL, significa, resumidamente: P – Programação = Aprendizado; N – Neuro = Seu aparato sensorial e neurológico – sistema Nervoso Central, responsável por tudo que você sabe e, também, pelo que não sabe; L – lingüística = A linguagem neurosensorial (aquela sensação incômoda que impede alguém de acreditar que é capaz de defender e realizar uma idéia ou aquele prazer indescritível de quem o consegue e, claro, envolve a linguagem falada e escrita também. Como usar o que a PNL oferece para desenvolver a criatividade e as outras habilidades associadas a ela? Fazendo um bom curso de PNL.
Para finalizar, a criatividade, do ponto de vista econômico e do desenvolvimento, das pessoas, das organizações e dos povos, só é realmente um diferencial se puder ser aplicada como diferencial produtivo, caso contrário fica no rol da "poesia" platônica. O exemplo do Post-It é uma ótima cola para ganhar 10 em sua evolução rumo à criatividade produtiva.