segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Você conhece a rentabilidade da sua carreira?

No mundo das finanças existe um indicador chamado ROE (Return on Equity), que – de maneira simplificada – mostra a capacidade de uma empresa de agregar valor a ela mesma sem precisar adquirir nenhum novo recurso para isto, ou seja, somente utilizando aquilo que ela já tem.

Analogamente, acredito que seja possível mensurar o retorno sobre a carreira dos profissionais. É como se a carreira fosse um patrimônio construído pelo profissional ao longo dos anos e mensurar o valor desta carreira é uma maneira de prever o quanto o profissional poderá agregar à empresa em sua contratação, retenção ou promoção.

É, pode parecer complicado no começo, mas o que quero dizer em resumo é: nossas carreiras têm um valor no mercado e ele (implícita ou explicitamente) é calculado.

E se isto é fato, deixo uma pergunta: você sabe qual o valor da sua carreira? Ele vem crescendo? Ele vem caindo? Tem certeza?

Na minha visão, as empresas cada vez estão tornando-se mais flat, ou seja, as grandes empresas e conglomerados serão cada vez mais iguais do que diferentes. E para diferenciarem-se vão precisar contar com profissionais que tenham competências cada vez mais diversificadas.

Acredito que cada vez mais os profissionais terão que dominar – além dos conhecimentos específicos e inerentes à sua área de atuação – conhecimentos de Recursos Humanos, Finanças e Marketing.

Isto para mim é tendência (e já começa a esboçar-se como realidade!!).

Conhecer de Recursos Humanos é essencial porque decidir quais pessoas estão alinhadas com o que você mesmo desenha para o futuro da sua área ou empresa é chave para o seu sucesso. Não dá para terceirizar esta responsabilidade para o RH. Isto inclui participar de processos seletivos, decidir por promoções, desenvolver equipes, decidir por eventuais desligamentos e movimentações. Sempre pensando no seu negócio.

Os conhecimentos de Finanças são essenciais porque tudo que você fez, faz ou fará tem implicações financeiras para a organização. Além de custo, é preciso pensar em receita, rentabilidade, margens, orçamento, alocações de recursos, investimentos, perdas e muito mais. Conhecer as bases de finanças – seja qual for sua profissão – o fará um profissional muito mais pronto para aproveitar oportunidades e enfrentar os revezes do mundo dos negócios.

Por último, os conhecimentos de Marketing são essenciais porque é preciso ter noções de market share, penetração de mercado de serviços e produtos, resultado de promoções, ações de comunicação, valor de marca, estratégias de comunicação, ciclo de vida de produtos e serviços e muito mais.  Conhecer e entender a sua relação com o seu mercado consumidor é essencial para um profissional que trabalhará em uma empresa flat como comentei no início deste post.

E para finalizar, só o conhecimento não basta. Por isso sair fazendo MBAs e um monte de cursos de RH, finanças e marketing não necessariamente será a solução para aumentar o ROE da sua carreira. O mais importante é saber em como combinar estes conhecimentos aos que você já possui e desenvolveu e saber aplicá-los garantindo a geração de valor para a empresa.

Só o diploma não basta, o que se procura é o resultado!!