Projetos Pessoais e Profissionais: Como estabelecer Objetivos
"Obstáculos são aquelas coisas horríveis que a gente enxerga quando tira os olhos do alvo."
Objetivos são diversos em nosso dia a dia: ir ao cinema, manter o controle emocional em determinada circunstância, conversar com alguém, realizar uma tarefa, seja ela escolar, social ou profissional. Esses exmplos são corriqueiros e não precisam de muito mais do que o simples fato de saber que se tem que fazer tal coisa. No entanto, objetivos maiores, cujos impactos em nossas vidas sejam maiores, positivamente, caso sejam realizados, ou negativamente, caso não sejam, merecem mais técnica em sua formulação. Veja abaixo um roteiro básico para formular e dar os primeiros passos rumo a objetivos altamente produtivos:
Quando você era adolescente e estava paquerando alguém, certamente, imaginava como seria bom ter aquela pessoa ao seu lado. Após os primeiros olhares, normalmente, rolava uma troca de bilhetes e, infalivelmente, havia aquele que continha as iniciais da pessoa pretendida formando um acróstico. A conquista era a concretização do seu objetivo. Usarei um acróstico para que você o aplique na formulação de seus objetivos e, também, possa conquistá-los com maior facilidade:
A = Afirmativo - Ao pensar num objetivo a maiora das pessoas o faz negativamente, coisas do tipo não quero ficar nervoso durante a apresentação, não vacilarei na entrevista para o cargo de gerente, não quero fracassar, etc. O que você quer no lugar de tudo isso? Que tal Ficarei seguro e calmo duranta a apresentação; manteri a calma e a confiança na entrevista para a vaga de gerente; quero ser bem sucedido, etc.
O simples fato de elaborar os objetivos de forma afirmativa não significa, necessariamente, que eles serão realizados e isso não é mais uma daquelas aulinhas de pensamento positivo. Mas sim uma nova forma de PENSAR ASSERTIVAMENTE.
C = Centrado no Indivíduo - desde os primeiros anos da escola aprendemos que quam pratica a ação é o sujeito. Uma pergunta crucial na formulação de objetivos é sobre de quem é esse objetivo. O indivíduo, neste caso, é o dono do objetivo e, cabve a ele as ações que levarão a realização de tal empreitada. Pensar que na apresentação a platéia seja amistosa e compreensiva; que o entrevistador será camarada e que a sorte trará o sucesso para você é fugir à responsabilidade. Pessoas proativas chamam a resposabilidade para si.
E = Específico - Esta é uma das partres mais importantes de um objetivo. É aqui que se define exatamente o que se quer. A apresentação é sobre o quê e para quem? A vaga é para gerente de quê, em qual empresa? O sucesso que você almeja será em que área de sua vida?
No filme À Procura da Felicidade Chris Gardner (Will Smith), está, literalmente quebrado, perambulando pelas ruas tentando vender uma engenhoca para médicos, quando vê um homem elegante parando seu carro luxuoso, um conversível vermelho. Ele se aproxima do sorridente motorista e pergunta algo como: "Conte-me o que você faz, como faz e onde faz para ter tudo isso". O interlocutor responde às perguntas e isso é o que salva Gardner da miséria, içando-o ao patamar de homem bem sucedido, num sentido amplo.
R = Realista - Não adianta estabelecer objetivos surreais, improváveis. Pense nas possibilidades de forma racional. Há um pressuposto da Programação Neurolinguística - PNL que diz "Se uma pessoa pode fazer algo, qualquer outra poderá fazê-lo também". Mas, por trás desse pressuposto está o bon senso. Uma pessoa com mais de 40 anos não pode querer ser alteta profissional na maioria dos esportes; alguém com menos de 1,50m tem condições de ser jogador da liga profissional de basquete? O faxineiro de uma multinacional pode participar da entrevista para gerente de marketing, mas, devido sua formação e experiência, será pouco provável que seja aprovado numa seleção desse nível. Estabeleça objetivos com coerência e bom senso. Isso aumentará suas chances de sucesso. O faxineiro poderá ser o gerente de marketing da empresa sim. Mas sua meta imediata deve ser se qualificar, ocupar um cargo acima do seu, inteirar-se do projeto estratégico da empresa e crescer com vistas à gerência almejada.
T = Temporal - Um objetivo é um processo que parte de uma situação e deve levar à outra. De faxineiro a gerente de marketing. Quanto tempo será necessário para que isso aconteça. Quais as etapas (metas intermediárias) serão suficientes? O tempo deve ser pensado em termos precisos, dia, mês e ano. O cérebro humano não consegue trsbslhsr com conceitos vagos como amanhã, na semana que vem, no ano que vem, etc. Quanto mais você trabalhar com datas, mais seus objetivos se tornam parte de uma sistemática em que a disciplina leva à perfeição.
E = Ecológico - Seus objetivos devem ter uma dimensão atitudes, resultados, benefícios e consequencias. O termo ecológico neste contexto significa equilíbrado. Objetivos intempestuosos podem ser desastrosos se realizados. Quantas pessoas metem os pés pelas mãos ao negligenciar essa regrinha da ecologia? Objetivos ecologicamente equilibrados trazem bons resultados no curto, médio e longo prazos. Beneficiam seus donos e quem os cercam.